Rotomoldagem - O que é?

O processo de rotomoldação começa com a inserção de matérias-primas poliméricas (geralmente na forma de pó) dentro de um molde. Este molde é, em seguida, aquecido num forno que gira simultaneamente em dois eixos, num movimento rotacional. Durante o aquecimento, o polímero aquece e funde-se contra as paredes internas do molde, formando uma camada uniforme. Após o período de aquecimento e fusão, o molde é arrefecido de forma controlada, permitindo que a peça solidifique e adquira a forma final desejada.

Na Rotovedras – Plastic Technology, a rotomoldagem é realizada com foco na qualidade e na precisão, para garantir que as peças respondem aos requisitos específicos de cada projeto. Investimos continuamente em inovação e equipamentos, garantindo soluções que combinam durabilidade, eficiência e respeito pelo meio ambiente.

As vantagens da
Rotomoldagem

Resistência

Resistência
Mecânica

Os produtos rotomoldados são eficientes e duradores, graças à elevada resistência mecânica (tensões internas mínimas e ausência de juntas). A criação de produtos com diversas camadas e a incorporação de espumas ou outros polímeros faz com que o resultado final seja bastante fiável.

Versatilidade no design

Design
versátil

A rotomoldagem permite fabricar peças sem tensões internas, com espessura uniforme e de formas grandes e complexas. O processo permite, ainda, inserir elementos metálicos durante o fabrico, facilitando as operações de montagem seguintes, e reproduzir texturas e efeitos de superfície.

Baixo custo

Baixo custo
Moldes

O fabrico de moldes para rotomoldagem assenta em processos de engenharia e de construção simples, ao contrário do que acontece com a moldagem por sopro, injeção ou termoformagem. Assim, a rotomoldagem acaba por apresentar um custo relativamente baixo, quando comparado com processos alternativos.

Quer saber como pode desenvolver o seu produto?
Fale connosco!

Rotomoldagem e
Sustentabilidade

O processo de rotomoldagem é uma opção com reduzido impacto ambiental.
Há um conjunto de vantagens que o tornam menos prejudicial para o ambiente, quando comparado com outros métodos de fabricação e que nos permitem falar na rotomoldagem como um processo sustentável.

Rotomoldagem, processo sustentável - Rotovedras

Produtos com um longo ciclo de vida

Comecemos pela durabilidade que o processo e materiais utilizados conferem aos produtos. Aumentar o ciclo de vida de um produto é poupar recursos ao planeta, quer em termos de matérias-primas, quer em termos de energia.

Reutilização e produção com matérias primas recicladas

Os produtos rotomoldados podem ser feitos a partir de materiais reciclados e são, também eles, 100% recicláveis no final da sua vida útil. Esta capacidade de reciclar produtos em fim de vida, através da rotomoldagem, reduz a pegada ambiental dos mesmos e contribui para a sua circularidade.

Utilização eficiente do material, menos desperdício

Com a eficiente utilização dos materiais há menos resíduos e desperdício do que em processos mais exigentes em recursos, como é a fabricação de metais. A produção em rotomoldagem torna-se, por isso, um processo mais sustentável sobretudo quando combinada com o uso de materiais reciclados.

Baixa emissão de gases tóxicos e nocivos

O processo de moldagem rotacional não gera emissões significativas de produtos químicos nocivos ou toxinas perigosas. Como não envolve alta pressão nem processos como a injeção de gases, minimiza a libertação de compostos voláteis para a atmosfera.

Contacte-nos.
Vamos desenvolver
um novo produto.
Please enable JavaScript in your browser to complete this form.